analyser

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Os métodos de treinamento de Leandro (Kimuravox) do THE EXPENDABLES.

Desenvolvendo meu último texto sobre juvenis e ex-juvenis recém profissionalizados (Clique: Mais Sobre Treinamentos de Juvenis no Managerzone), procurei o especialista no assunto Leandro (kimuravox) do THE EXPENDABLES, para ajudar em uma das questões, entretanto foi difícil não querer saber mais de um manager tão experiente.

Conversamos por "Livro de Visitas" no Managerzone e também por e-mail, impressionante a disposição de Leandro em ajudar, principalmente quando se trata de jogadores jovens. Detalhista, o que é um fator muito positivo em um jogo de gerenciamento, o manager registra tudo sobre seus jogadores e não tem pudor em mostrar a ninguém.

Além de prestativo, conta a seu favor, nada mais, nada menos, que um dos elencos mais valiosos de todo o MZ Brasil e inteiramente formado por jogadores sub-23; em seu currículo também podemos encontrar inúmeras conquistas de campeonatos juvenis. Especialista na categoria Sub-23, seus principais títulos foram: U23 Sportsmanship Cup - S40, U23 - National Cup Brazil - Season 38 e U23 Midweek Madness II - S38

Quando olhamos para o exemplo do THE EXPENDABLES, acreditamos ser possível chegar ao Campeonato Brasileiro mesmo com um time juvenil. Leandro não descarta totalmente a possibilidade disso acontecer, mas acha pouco provável, entretanto, anuncia que pretende voltar a "envelhecer" seu time e, pelo jeito, dar mais trabalho ainda aos medalhões do Managerzone.

Confira a entrevista:

Jeta FC: Tem algum objetivo ou meta especial para realizar no Managerzone, algo que ainda não tenha conquistado?

R: Tem sim, sempre tem, pode perguntar para o maior vencedor do MZ que ele irá responder que tem, quanto mais pra mim que, exceto as competições U21 e U23 (“U” de “Under” em inglês. Significa “sub” em português), não tenho nada conquistado no jogo, vou mudar o foco tentar me tornar competitivo entre os grandes do Brasil e quem sabe em um futuro próximo entre os grandes do mundo, e buscar também essas outras competições a partir da temporada 42.

Jeta FC: Você acredita ser possível chegar ao CB com um time Sub-23?

R: Não digo que é impossível, ainda mais com o atual SIM, e com a implantação da LOJR (nova Liga Oficial para juvenis que começará a partir da temporada 42) o ganho de experiência vai aumentar muito nos “juvas”, se hoje com 23 anos temos jogadores com até 7 em experiência, poderemos ter com 9 em experiência, o que já aumentaria muito a competitividade, embora os secundários (atributos) ainda ficarem muito abaixo dos “velhotes bombados”, por isso pensando hoje, é bastante, muito, extremamente improvável, se um dia acontecer tiro o chapéu pra quem o fizer.

Jeta FC: Você tem um dos elencos mais caros, senão o mais caro do MZ Brasil, e todos os seus jogadores estão ali nos 24 anos de idade no máximo, você pretende um dia envelhecer seu time?

R: Acho que estou entre os que possuem maiores bens, - jogadores e caixa, - dentre os dirigentes do MZ Brasil, talvez um TOP 15. Ter jogadores de no máximo 24 anos faz parte da estratégia que tracei na temporada 33, quando estava na div.2 e tinha em torno de 80mi em bens. Abdiquei totalmente da LO e competições adultas após a implantação das competições subs, a ideia inicial era apenas fazer os meus bens aumentarem, que deu muito certo, tendo eles passados de 150mi, hoje diminuiu um pouco, talvez esteja em torno de uns 130mi. Os sequentes "quases", como, por exemplo, dois vices seguidos da National U23, me fizeram mudar o planejamento, se fez necessário maiores investimentos, passei a querer ganhar as competições subs mesmo que tivesse que investir mais, e perder um pouco na revenda, entretanto consegui algumas boas conquistas como 3 Competições oficiais U21 e 3 CO U23. A ideia era manter esse planejamento ate a temporada 40, mas prorroguei por mais duas temporadas, na próxima temporada vou mudar as atenções, priorizar as competições adultas, a LO, e tentar subir as divisões, isto implica em envelhecimento do time principal, mas não deixarei as competições U23 de lado, e principalmente tentarei melhorar meu U18 que ficou abaixo das expectativas por várias temporadas, devido ao investimento baixo em CTs para os juvenis.

Jeta FC: Você treina atributos até maximizarem ou faz algum tipo de revezamento?

R: Tudo depende, se é um jogador que tenho a ideia de manter no time, o treinamento é balanceado e priorizo muito inteligência neles por 2 motivos: primeiro, por ser um atributo que demora muito tempo para ser ganho e se o tempo é reduzido nos juvenis, aproveito isso; e segundo, dificilmente os outros dirigentes priorizam inteligência, então os meus jogadores contratados, que não são poucos, a grande maioria vai treinar inteligência, assim, consigo reduzir os candidatos a "necessitados em inteligência" somente para os contratados, para não haver grande número de jogadores nessa área entre os profissionais, para fins de melhor aproveitamento dos técnicos e melhor divisão possível dos jogadores nas áreas de treinamentos.

Jeta FC: Qual a importância dos treinadores em sua opinião?

R: Minha opinião é que treinadores são uma das maiores incógnitas do MZ. Considerando-se que cada jogador treina em um ritmo e que cada bolinha específica tanto no número quanto no atributo leva-se um tempo diferente para ser ganha. A única forma de sabermos a real influência e a diferença de um treinamento com treinador para outro sem treinador seria: o treinamento de determinado jogador em um atributo, qualquer que seja, entretanto um número x, por exemplo, a bolinha 5 em chute sem treinador, e verificar quantos dias leva-se para ganhar essa bolinha; E fazer o mesmo treinamento com o mesmo jogador, na mesma bolinha de chute 5 com treinador, o que não é possível ser feito. Portanto, não posso me posicionar com segurança no que se refere a esse assunto, mas por via das dúvidas, tenho treinador para todos os jogadores em todos os atributos, inclusive juvenis. Se no fim das contas o custo benefício é bom, não sei, mas pela ideia que tenho hoje desse funcionamento, se tivesse que cortar gastos a primeira atitude seria mandar os treinadores dos “juvas” embora.

Jeta FC: Como você treina goleiros, e como principalmente seleciona jogadores para serem goleiros?

R: Somente com a indicação do PJ, uso PJ em todos os juvenis e sigo cegamente as suas indicações, do contrário acredito ser tempo perdido, já que o treinamento em defesa (a gol) é o mais demorado, mas principalmente pelas possibilidades de maximização com quantidade baixa de bolinhas aumentar muito.

Jeta FC: Levando em conta sua tabela de ganho de bolinhas, e que começa por um jogador que chega com 15 bolinhas. Segue a tabela e especificações:

Considero como promissor os jogadores com as seguintes quantidades de bolinhas úteis:
15 anos - Juvenis que chegam com 15 bolinhas.
16 anos - 20 bolinhas.
17 anos - 25 bolinhas.
18 anos - 30 bolinhas.
Ou seja, durante o período de juvenis é uma média de 5 bolinhas por temporada, indo ao CT.

19 anos - 34 bolinhas.
20 anos - 38 bolinhas.
21 anos - 42 bolinhas.
Durante a fase “ex-juvas” até a idade de jogador de seleção sub 21, 4 bolinhas por temporada indo ao CT.

22 anos - 45 bolinhas
23 anos - 48 bolinhas
Ganhos, 3 bolinhas por temporada com utilização do CT.

Primeira questão: Até qual idade um jogador deve ir ao CT?

R: Assim como 90% das coisas do MZ, a idade limite para enviar um jogador ao CT também não tem uma regra. Nesse caso, eu gosto da palavra "conveniência", ou seja, até quando for conveniente mando o jogador ao CT, e isso é determinado principalmente pelos fatores quantidade de candidatos às vagas, suas idades, bolinhas úteis e maximizações.
Seguindo a tabela, os que chegam a modalidade U23 com média de 50 bolinhas úteis e com possibilidades de evolução são candidatos a craques portanto esses poderiam ser mandados ao CT até quando for conveniente, ou seja, custo benefício for bom e tais bolinhas ou parciais forem vantajosas sem tirar vagas de outros jovens potenciais do CT, além de não fazerem tanta falta no time principal.

Segunda questão: Sabemos que é pouca a quantidade de juvenis que vem com 15 bolinhas, você sabe dizer qual a porcentagem, ou quantidade de juvenis que vem com 15 bolinhas úteis?

R: É difícil precisar uma quantidade de juvenis que já chegam com as 15 bolinhas "ideais" (observem que Leandro deixa de lado o termo “úteis” e emprega o termo “ideais”.) segundo meu plano de análise dos jogadores promissores ou não. No entanto, tenho as imagens dos meus juvenis guardadas aqui, os juvenis que já chegam promissores para o meu time ficam em torno de 10% a 20%. Não sei se esse número é global, já que é aleatório, mas como se repete por tantas temporadas, deve ser algo próximo disso que é distribuído pelos times.

Terceira questão: Quando o juvenil não vem com 15 bolinhas úteis, o que fazer? Dá para aproveitar também? Você aproveita jogadores com menos de 15 bolinhas úteis?

R: Sem dúvida alguma, esse critério de 15 bolinhas úteis é apenas um dos existentes no que se refere ao aproveitamento de juvenis, na minha visão, ele só mostra que o juvenil é promissor, - ou mais do que os outros que vieram com menos bolinhas, - apenas isso. Ou seja, só facilita o objetivo de lá nos 23 anos chegar próximo das 50 bolinhas úteis e ser candidato à craque se puder se desenvolver mais.
Juvenis precisam ser aproveitados, precisam da confiança do dirigente, de crédito, traduzindo: precisam de CT. Um juvenil sem CT não será um bom profissional, por mais rápido que treine ficará em defasagem de bolinhas se comparado a quem vai ao CT em todas as temporadas. No meu caso, sempre é complicado gerenciar as vagas de CT, pois por trabalhar apenas com jovens, tenho 30 jogadores para 15 vagas toda temporada, portanto é muita briga para pouco espaço, mas tenho modificado a cada temporada o planejamento visando dar espaço cada vez maior para juvenis no CT, já estou chegando no nível ideal que é mandar ao CT pelo menos 10 dos 19 juvenis, - o ideal seria conseguir mandar uns 13, - pelas 3 temporadas.

Quarta questão: Há a possibilidade de um jogador ganhar MAIS de 5 bolinhas por temporada no período entre os 15 aos 18?

R: Sim, as possibilidades são matemáticas. Levando em consideração que a temporada tem 91 dias*, de treinos 65 dias para quem não vai ao CT e 70 para quem vai por cinco semanas (que na verdade correspondem a 125 treinos: CT = 90 + 35 fora do CT)
Se um juvenil ganha bolinha de 25 a 30 treinos, podem chegar a 5 bolinhas inteiras. Já tive juvenil que ganhou 5 bolinhas em 1 CT, ou seja, se tiver parciais em alguns atributos poderá chegar a 6, 7 bolinhas na temporada e tirar essa diferença, assim como também é possível lá nos 19 a 21 anos ganhar mais que 4 e até os 23 ganhar mais que 3.

*Continha dos dias de treinamentos em uma temporada:
Sem CT: 91 - 26 (Quartas e domingos) = 65 treinos.
Com CT: 91 - 21 (Quartas e domingos, exceto 5 quartas em que está no CT) = 70 = 35 dias do CT = 90 treinos + 35 fora do CT = 125 treinos.

Jeta FC: Você deu exemplos de jogadores que deveriam ou não ir ao CT, a seguir:


Explicações:

O #2 Cesar está maximizado nos principais atributos, entretanto por se tratar de um jogador de seleção, mesmo aniversariando nesta temporada (41), indo aos 24 anos, consequentemente o aproveitamento do CT não ser tão bom e principalmente tirar a vaga de um jovem jogador no CT, é um sério candidato a uma das disputadas vagas dos jogadores que irão ao CT pelo meu time nessa temporada.

O #7 Tulio até foi ao CT, está treinando, inteligência e passe curto, já que está maximizado em controle de bola. Foi ao CT, pois o tenho como ponta, assim os atributos de passes são essenciais.

O #17 Staffan embora seja um atacante muito mais completo e pronto para o jogo se comparado ao #7, mesmo sendo da mesma idade, não irá ao CT devido às maximizações, é claro que treinar inteligência, passe curto ou desarme no CT seria uma ótima, mas a vaga dele será destinada a um juvenil pelos atributos não maximizados não serem de extrema urgência, e o custo benefício dele no campo é melhor do que as bolinhas a mais do CT.

O #39 Agostinho, está no CT, ainda referente à temporada passada nos atributos de chute, controle de bola e desarme e ainda não ganhou bolinhas, embora esteja com uma quantidade de bolinhas baixa pela idade, é candidato a uma vaga de CT nessa temporada se, ao sair e completar as parciais do CT da temporada passada e não maximizar, e após isso, ainda ganhar resistência que estava treinando fora do CT e não maximizar também.
Tudo isso de condicional pra ele exatamente devido à quantidade "baixa" de bolinhas, mesmo sendo muito promissor por treinar tudo.

Jeta FC: Pra encerrar, acerca desses jogadores acima citados, considerando: #2 César Ferreira, maximizado com 7 em controle de bola; #17 Staffan Ivarsson maximizado com 7 em Controle de Bola e mesmo o #7 Túlio Gonçalves que ainda treina desarme e #39 Agostinho Campidelis que ainda não tem um atributo com grande destaque. Você acredita que teriam futuro em um time TOP "experiente" com média 30 anos (ou mais) quando eles também tiverem nessa idade, repito, mais de 30 anos?

R: O #2 César se chegar a 8 em inteligência tem chances reais de zaga da seleção Brasileira quanto mais nos times TOPs, na minha opinião, hoje ele já quebra um “galhão” em qualquer time. O #7 Tulio era da seleção sub 21, é um dos jogadores com mais bolinhas úteis da idade, poderá se tornar um meia TOP se for bem em passe curto e desarme, pelo menos 7 em cada; #17 Staffan é um ótimo jogador pela idade tanto que era da seleção sub 21 da Suécia, vice campeã mundial, assim como o Tulio precisa ter sorte nas maximizações de passe, aí cabe sim. Já o #39 Agostinho, precisa se desenvolver em tudo ainda, qualquer maximização o compromete completamente.

<<<

Isso é tudo. Obrigado ao amigo, Leandro (kimuravox) pela atenção. Essa entrevista era para ter saído antes, mas por culpa do carnaval e um princípio de pneumonia pós-carnaval, demorou mais do que o esperado para sair do forno. Obrigado também aos amigos que nos visitam aqui, eu me coloco novamente a sua disposição para o que precisarem.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mais sobre treinamento de juvenis no Managerzone

Com a boa aceitação do meu (clique) primeiro texto sobre treinamento de juvenis resolvi fazer a "continuação", desta vez para abordar também os treinamentos de um jogador ex-juvenil. Além de responder algumas perguntas que alguns usuários mais novos fizeram em meu livro de visitas dentro do Managerzone.

Importante citar que desde a temporada 37 (estamos na 41) venho coletando as informações de bolas úteis de todos os juvenis que passaram pelo Jeta FC; e desde a temporada 37 tenho todas as "imagens" desses jogadores (quase todos), além dos profissionais. Por isso, vou tentar de forma bem simplificada mostrar também a evolução de alguns desses jogadores.

Algumas questões

Quando optar por defesa a gol?

Uma dúvida que alguns managers já me questionaram, é de quando deve-se optar pelo treinamento de defesa a gol, ou quais os critérios para definir que um jogador deve treinar para ser goleiro? Eu uso dois fatores: primeiro, juvenil que chega com poucas bolas úteis (incluindo desarme e chute) e não apresenta chute ou desarme no Pacote Juvenil do CT; e segundo, um jogador que vai para o CT juvenil e apresenta defesa a gol. Fora isso, tento fazer zagueiros e atacantes.

Como treinar jogadores para o meio-de-campo?

Eu não treino jogadores para o meio-de-campo, eu treino zagueiros e atacantes, como já disse, no entanto esses jogadores poderão vir a ser meias no futuro, principalmente os zagueiros por conta do desarme que é mais importante que o chute no meio-de-campo.

Até qual idade um jogador deve frequentar CT?

Minha primeira leva de juvenis, que não saiu tão boa assim, mas é a base do meu time, foi até os 24 para 25 anos.

Levei essa questão para o Leandro (kimuravox) do THE EXPENDABLES, um dos dirigentes que "expandiu meus horizontes" sobre o assunto e que entende muito disso tudo que falaremos aqui. Segundo ele, deve-se fazer uma avaliação e se o jogador ainda tiver bons atributos pra evoluir, então o jogador pode ser mandado pro CT até com 25, 26, 27 que deve ser o teto. Sempre avaliando outros fatores, como se o jogador vai ser usado no time principal, ou vagas disponíveis durante a temporada nos CTs. Resumidamente é isso, mas fiz um post com tudo o que o Leandro Kimuravox me passou.

(clique) Os métodos de treinamento de Leandro "Kimuravox" - THE EXPENDABLES

Depois de cumprir o primeiro objetivo que é profissionalizar um juvenil com 30 bolas úteis ou o mais próximo disso, qual é o próximo objetivo?

Simples resposta, difícil execução: 25 anos com 50 bolas úteis ou o mais perto disso.

A evolução de alguns juvenis do Jeta FC

Agora veremos em que pé estão alguns juvenis e ex-juvenis do Jeta FC: será possível as 50 bolas úteis até os 25 anos? Por que manter esses jogadores no elenco? Quais as expectativas sobre esses ex-juvenis?

O primeiro jogador é Wellington Ramos, atacante, completará 25 anos na temporada 43. Tenho seus dados desde a temporada 37, quando ele se profissionalizou, optei por continuar seu treinamento por ele ter chego a 9 em chute.

Na temporada 37 ele não foi pra nenhum CT, um erro que com certeza custou 3 bolinhas úteis a mais. Esse erro ocorreu com outros jogadores. Note que primeiro tentei treiná-lo em desarme, mas como maximizou precocemente e, entretanto, era um jogador que treinava rápido, optei por uma segunda chance treinando chute.

Atualmente está com 34 bolinhas e tenho a expectativa de que ganhe mais 9 bolinhas até seus 25 anos, 3 por temporada, chegando a 43 bolas úteis. Treinando controle de bola, o seu futuro dependerá muito de quanto ele chegará neste atributo, o ideal seria 9 para ser um jogador muito valioso.


Wellington Ramos (atacante)


O próximo é Valter Matos, bom zagueiro com 10 em desarme da mesma geração do Wellington Ramos. Esse jogador foi vendido na temporada 39 por 2 milhões de reais. Motivo: eu quase fali o time contratando 4 técnicos classe A, contratei na Temporada 38 achando que iam melhorar o treinamento, mas, sinceramente, não mudou o suficiente para justificar o investimento. Dispensei todos na temporada 39. Mas acumulei uma dívida gigantesca. Eu não recomendo, mas muitos dirigentes experientes recomendam. Eu só uso treinadores classe D e, como já disse, recomendo pelo custo/benefício.

Esse jogador foi vendido por uma necessidade, mas, não fosse isso, teria permanecido mais tempo no elenco. Não tenho certeza sobre sua maximização em velocidade. Como eu coleto os "alt visual" (as imagens) sempre no início da temporada, ele pode ter treinado uma 8ª bolinha em velocidade e aí então maximizou e foi vendido.


Válter Matos (zagueiro)


Agora, 2 jogadores de uma mesma temporada também, um goleiro, Didi Sabóia, que de relevante tem apenas o fato de que mandei para o CT juvenil e ele indicou defesa a gol e o outro, Dudu Secco, jogador que maximizou com apenas 6 em velocidade, porém treina muito rápido e subiu para o profissional com 29 bolas úteis. Hoje com 38 bolas úteis tem 9 em desarme, com mais 4 temporadas para treinar forte, incluindo a atual, espero que chegue as 50 bolas úteis com 25 anos de idade.


Didi Sabóia (goleiro)


Dudu Secco (volante)


O próximo é um jogador de uma primeira safra de três safras ruins, ou seja, em 16 jogadores, só ele passou, mas passou por falta de opções melhores. Maximizado com 8 de desarme, só insistirei neste jogador porque foi a 9 de velocidade, ainda assim, o risco de não durar no elenco é grande.

Em um cálculo otimista, esse jogador passaria das 45 bolas úteis aos 25 anos. O que valorizaria o jogador. Daí, quem sabe, ele poderia ser um meia razoável, até um volante na pior das hipóteses.


Mauro Tepedino (?)


E, depois de duas temporadas de vacas magras, sem nenhum jogador aproveitado, voltamos a ter um garoto promissor; não é o único que ainda treina de sua geração, mas é o único com uma 9ª bolinha já garantida.

Cipriano Brasil treina para ser zagueiro, chegou com 10 bolas úteis, o que é um número baixo, entretanto veio já com 3 bolas em desarme, o que aliviou sua barra. Expectativa que chegue ao profissional com 26 bolas úteis, o que não seria tão ruim.

Não foi para o CT juvenil, foi para CTs específicos para zagueiro.


Cipriano Brasil (zagueiro)


Finalizando, volto a lembrar que no Managerzone o planejamento deve ser sempre a longo prazo. E torno a dizer também que não há uma só maneira para se obter sucesso. Mas certamente um dos segredos, a maioria concorda, está na formação juvenil. Ainda mais agora que o número de juvenis aumentou para 19 e teremos uma LO nessa categoria também.

Boa sorte aos amigos e fico a disposição daqueles que precisarem de ajuda.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ranking União Seasons Temporada 40

Este é o ranking geral da Federação União Seasons 16/17/18/19/20/21/22 da Temporada 40. Para evitar confusões, nas imagens que postei aqui, inclui apenas os times que participaram das duas competições da Federação, Copa e Liga.

Para saber o desempenho de um time que só participou de uma das competições, será necessário fazer o download da planilha no link abaixo:

(Clique: Ranking 1ª Edição da CE)

Bom lembrar que os times das Seasons 16 e 17 não aparecem em nenhum ranking por estarem sendo agregados à Federação a partir da temporada vigente, a 41.

Foram ao todo uma copa e 4 ligas com 70 times participando de, pelo menos, uma competição e 56 participaram de duas. Os campeões foram:

Copa: Crobas EC (tec030788)
1ª divisão: Crobas EC (tec030788)
2ª divisão: Bravo Tricolor (leoalvesmachado)
3ª divisão: GalodeMinas (galo27)
4ª divisão: Praião EC (beirario)


Times que mais jogaram

(Clique na imagem para maximizar.)


Times que mais venceram

(Clique na imagem para maximizar.)


Times que mais empataram

(Clique na imagem para maximizar.)


Times que menos perderam

(Clique na imagem para maximizar.)


Times que mais marcaram

(Clique na imagem para maximizar.)


Times menos vazados

(Clique na imagem para maximizar.)


Times com melhor saldo

(Clique na imagem para maximizar.)


Times que mais pontuaram

(Clique na imagem para maximizar.)


Melhor percentual de pontos

(Clique na imagem para maximizar.)


Melhor percentual de vitórias

(Clique na imagem para maximizar.)