analyser

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mais sobre treinamento de juvenis no Managerzone

Com a boa aceitação do meu (clique) primeiro texto sobre treinamento de juvenis resolvi fazer a "continuação", desta vez para abordar também os treinamentos de um jogador ex-juvenil. Além de responder algumas perguntas que alguns usuários mais novos fizeram em meu livro de visitas dentro do Managerzone.

Importante citar que desde a temporada 37 (estamos na 41) venho coletando as informações de bolas úteis de todos os juvenis que passaram pelo Jeta FC; e desde a temporada 37 tenho todas as "imagens" desses jogadores (quase todos), além dos profissionais. Por isso, vou tentar de forma bem simplificada mostrar também a evolução de alguns desses jogadores.

Algumas questões

Quando optar por defesa a gol?

Uma dúvida que alguns managers já me questionaram, é de quando deve-se optar pelo treinamento de defesa a gol, ou quais os critérios para definir que um jogador deve treinar para ser goleiro? Eu uso dois fatores: primeiro, juvenil que chega com poucas bolas úteis (incluindo desarme e chute) e não apresenta chute ou desarme no Pacote Juvenil do CT; e segundo, um jogador que vai para o CT juvenil e apresenta defesa a gol. Fora isso, tento fazer zagueiros e atacantes.

Como treinar jogadores para o meio-de-campo?

Eu não treino jogadores para o meio-de-campo, eu treino zagueiros e atacantes, como já disse, no entanto esses jogadores poderão vir a ser meias no futuro, principalmente os zagueiros por conta do desarme que é mais importante que o chute no meio-de-campo.

Até qual idade um jogador deve frequentar CT?

Minha primeira leva de juvenis, que não saiu tão boa assim, mas é a base do meu time, foi até os 24 para 25 anos.

Levei essa questão para o Leandro (kimuravox) do THE EXPENDABLES, um dos dirigentes que "expandiu meus horizontes" sobre o assunto e que entende muito disso tudo que falaremos aqui. Segundo ele, deve-se fazer uma avaliação e se o jogador ainda tiver bons atributos pra evoluir, então o jogador pode ser mandado pro CT até com 25, 26, 27 que deve ser o teto. Sempre avaliando outros fatores, como se o jogador vai ser usado no time principal, ou vagas disponíveis durante a temporada nos CTs. Resumidamente é isso, mas fiz um post com tudo o que o Leandro Kimuravox me passou.

(clique) Os métodos de treinamento de Leandro "Kimuravox" - THE EXPENDABLES

Depois de cumprir o primeiro objetivo que é profissionalizar um juvenil com 30 bolas úteis ou o mais próximo disso, qual é o próximo objetivo?

Simples resposta, difícil execução: 25 anos com 50 bolas úteis ou o mais perto disso.

A evolução de alguns juvenis do Jeta FC

Agora veremos em que pé estão alguns juvenis e ex-juvenis do Jeta FC: será possível as 50 bolas úteis até os 25 anos? Por que manter esses jogadores no elenco? Quais as expectativas sobre esses ex-juvenis?

O primeiro jogador é Wellington Ramos, atacante, completará 25 anos na temporada 43. Tenho seus dados desde a temporada 37, quando ele se profissionalizou, optei por continuar seu treinamento por ele ter chego a 9 em chute.

Na temporada 37 ele não foi pra nenhum CT, um erro que com certeza custou 3 bolinhas úteis a mais. Esse erro ocorreu com outros jogadores. Note que primeiro tentei treiná-lo em desarme, mas como maximizou precocemente e, entretanto, era um jogador que treinava rápido, optei por uma segunda chance treinando chute.

Atualmente está com 34 bolinhas e tenho a expectativa de que ganhe mais 9 bolinhas até seus 25 anos, 3 por temporada, chegando a 43 bolas úteis. Treinando controle de bola, o seu futuro dependerá muito de quanto ele chegará neste atributo, o ideal seria 9 para ser um jogador muito valioso.


Wellington Ramos (atacante)


O próximo é Valter Matos, bom zagueiro com 10 em desarme da mesma geração do Wellington Ramos. Esse jogador foi vendido na temporada 39 por 2 milhões de reais. Motivo: eu quase fali o time contratando 4 técnicos classe A, contratei na Temporada 38 achando que iam melhorar o treinamento, mas, sinceramente, não mudou o suficiente para justificar o investimento. Dispensei todos na temporada 39. Mas acumulei uma dívida gigantesca. Eu não recomendo, mas muitos dirigentes experientes recomendam. Eu só uso treinadores classe D e, como já disse, recomendo pelo custo/benefício.

Esse jogador foi vendido por uma necessidade, mas, não fosse isso, teria permanecido mais tempo no elenco. Não tenho certeza sobre sua maximização em velocidade. Como eu coleto os "alt visual" (as imagens) sempre no início da temporada, ele pode ter treinado uma 8ª bolinha em velocidade e aí então maximizou e foi vendido.


Válter Matos (zagueiro)


Agora, 2 jogadores de uma mesma temporada também, um goleiro, Didi Sabóia, que de relevante tem apenas o fato de que mandei para o CT juvenil e ele indicou defesa a gol e o outro, Dudu Secco, jogador que maximizou com apenas 6 em velocidade, porém treina muito rápido e subiu para o profissional com 29 bolas úteis. Hoje com 38 bolas úteis tem 9 em desarme, com mais 4 temporadas para treinar forte, incluindo a atual, espero que chegue as 50 bolas úteis com 25 anos de idade.


Didi Sabóia (goleiro)


Dudu Secco (volante)


O próximo é um jogador de uma primeira safra de três safras ruins, ou seja, em 16 jogadores, só ele passou, mas passou por falta de opções melhores. Maximizado com 8 de desarme, só insistirei neste jogador porque foi a 9 de velocidade, ainda assim, o risco de não durar no elenco é grande.

Em um cálculo otimista, esse jogador passaria das 45 bolas úteis aos 25 anos. O que valorizaria o jogador. Daí, quem sabe, ele poderia ser um meia razoável, até um volante na pior das hipóteses.


Mauro Tepedino (?)


E, depois de duas temporadas de vacas magras, sem nenhum jogador aproveitado, voltamos a ter um garoto promissor; não é o único que ainda treina de sua geração, mas é o único com uma 9ª bolinha já garantida.

Cipriano Brasil treina para ser zagueiro, chegou com 10 bolas úteis, o que é um número baixo, entretanto veio já com 3 bolas em desarme, o que aliviou sua barra. Expectativa que chegue ao profissional com 26 bolas úteis, o que não seria tão ruim.

Não foi para o CT juvenil, foi para CTs específicos para zagueiro.


Cipriano Brasil (zagueiro)


Finalizando, volto a lembrar que no Managerzone o planejamento deve ser sempre a longo prazo. E torno a dizer também que não há uma só maneira para se obter sucesso. Mas certamente um dos segredos, a maioria concorda, está na formação juvenil. Ainda mais agora que o número de juvenis aumentou para 19 e teremos uma LO nessa categoria também.

Boa sorte aos amigos e fico a disposição daqueles que precisarem de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário