analyser

terça-feira, 3 de abril de 2012

Armadilha para Pernilongo: Mito ou verdade?

Digite no Google "armadilha para pernilongo" e diversos sites e blogs indicarão uma armadilha em que se usa água, açúcar mascavo, fermento biológico (levedura) e garrafas pet. Como em casa tem muito pernilongo e eles incomodam muito o dia inteiro, resolvi testar, mas aqui não deu certo, pelo contrário, passou muito longe disso.


Como gostaria de saber de sua eficácia, pois pesquisando sobre a tal da armadilha percebi algumas pessoas reclamando do não funcionamento, resolvi testar a sério e dividi essa experiência em duas partes, primeiro na área interna da casa e depois na área externa. Fiz 5 armadilhas com a fórmula seguida a risca, diferenciei só as garrafas pet, algumas de 2 litros, outras de 3 litros, algumas cortadas mais altas, outras mais baixas.

Na primeira leva de testes (interna) as armadilhas foram espalhadas em cantos escuros e de grande incidência dos pernilongos; sala, cozinha, banheiro e quartos. Deixei nos mesmos lugares por 15 dias, sendo que nos últimos 5 dias viajamos, mas nos outros todos estivemos em casa. E não houve um dia em que não fomos "devorados" pelos pernilongos.

Depois desse período de 15 dias, recolhi as armadilhas e os resultados foram:

SALA: com 6 dias "sofreu um acidente" e foi derrubada, mesmo assim, nada encontrado.

QUARTO CASAL: nada encontrado, nenhum pernilongo sequer.

QUARTO CRIANÇAS: nada também.

BANHEIRO: nesta encontrei por volta de 20 mosquinhas daquelas que ficam em volta de latas e/ou garrafas com resto de cerveja. Nenhum pernilongo.

COZINHA: esta, além de absolutamente nenhum pernilongo, continha um sem número de larvas que acredito sejam de mosquinhas como a da armadilha anterior.

No segundo estágio, novamente espalhei 5 armadilhas, só que desta vez na parte externa da casa, entre lavanderia e garagem. Principalmente perto dos vários vazos de plantas que tenho.

O resultado foi igual ao outro teste, após 15 dias, nenhum pernilongo, apenas larvas e mosquinhas desagradáveis.

Sinceramente, pode haver algum erro na fórmula que está espalhada pela internet, ou pode ser mais uma brincadeira sem a mínima graça típica de internet, entretanto não é de conhecimento das pessoas que publicaram.

Para saber mais sobre pernilongos: Pernilongos Pernósticos.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Vale testar a que o Cristiano Amaro indicou no comentário abaixo. Se testar, passe os resultados aqui pra mim. Um grande abraço e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Assisti a explicação do professor que desenvolveu o método. Tem algumas coisas que são diferentes deste modelo que vc testou. Parece bem convincente. Ainda não fiz o teste, mas quando fizer te aviso
    Segue link
    http://www.youtube.com/watch?v=K40Abxzbz-g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O método do professor é totalmente diferente deste outro método espalhado pela internet. Vale testar, e vou testar até mesmo porque é bem mais simples que o anterior que testei. Apenas a garrafa pet, tecido de véu de noiva, água e grão de arroz moído, ou alpiste, ou até mesmo ração para gatos. Se você testar, Cristiano, por favor, passe os resultados para mim também. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Eu também ia testar mas pelo visto esta merda não serve pra porra nenhuma. O vídeo postado acima mostra uma armadilha pra evitar a procriação e capturar larvas, mas não ensina nada sobre o que fazer com os pernilongos que estão bem vivos voando pela casa.
    O problema aqui em casa não são as larvas, são os pais delas, já bem crescidos e loucos pra sugar nosso sangue, malditos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha. É o que acontece aqui também. A solução tem sido os venenos de tomada, mas parece que alguns pernilongos simplesmente são imunes, aí só na raquete elétrica ou veneno aerosol, difícil é encontrá-los no meio da madrugada logo após acordar se coçando todo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Mito! Amigos, fiz essa armadilha e relato os resultados: Ela não funciona para pegar pernilongos, e muito menos o Aedes Aegypti, mosquito da dengue. Com essa fórmula pega sim mosquitas da fruta. Trocando a fórmula por pedacinhos de carne ou peixe, ela captura moscas. Mas nos dois casos o mau cheiro impede o uso no interior. Para pegar mosquitos e pernilongos sugiro as armadilhas comercializadas pela Mosquifim. www.mosquifim.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tentei e deu certo, porém é verdade que a "isca" pode ser derramada facilmente, então "bolei" uma nova armadilha, com um pote de sorvete usado, fazendo um orifício em um dos lados, onde colei um frasco de mostarda vazio, no qual fiz uma fenda do lado de cima, próxima ao fundo do potinho. A isca pode ser colocada em um copinho de café que é introduzido no pote de sorvete e depois tampado. O pernilongo entra no orifício, passa pela embalagem de mostarda e sai pela fenda da embalagem, adentrando no pote de sorvete, onde fica preso. É um sistema seguro, podendo facilmente ser limpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca uma foto dá sua armadilha. Em relação as outras armadilhas ela realmente não é para pegar os grandes e sim evitar a proliferação.bfoi isso que entendi.

      Excluir
  6. lega, é muito bom comprei no site www.suzipresentes.com.br eles entregam rapinho !

    ResponderExcluir