analyser

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Treinamento de juvenis no Managerzone

Os juvenis no Managerzone são peça chave para o sucesso. E acredito que um time certamente estará fadado ao fracasso se não trabalhar bem sua base de garotos.

Juntei ao longo dos meus quase 4 anos de MZ algumas boas dicas que poderão ajudar desde os usuários novatos até os mais experientes. Mas quero lembrar que muitos são os fatores para se chegar em um resultado, e por isso tantas outras são as possibilidades de execução e sucesso; aqui tentarei apenas dar uma luz, principalmente, para aqueles que encontram dificuldades no jogo.

Para que servem os juvenis?

Os juvenis são jogadores normais com poucos atributos desenvolvidos e um grande potencial de treino. Eles podem atuar normalmente nas partidas do seu clube e tem um salário fixo abaixo de um profissional. Quando se profissionalizam eles podem ser substituidos por outros juvenis. Um juvenil corretamente treinado servirá como jogador para sua equipe ou poderá ser vendido para outro clube por um bom preço. A grande vantagem do juvenil é seu baixo custo, está certo que muita vez demora para que o jogador esteja realmente pronto para sua equipe, mas todos sabemos que as dificuldades financeiras no Managerzone são muitas, o que torna muito difícil comprar bons jogadores.

Quando pedir os juvenis?

Os juvenis podem ser pedidos entre a 1ª e a 2ª e entre a 12ª e a 13ª rodadas, mas só recomendo que sejam pedidos entre a 1ª e a 2ª. Juvenis requisitados no meio da temporada tem a mesma idade dos que foram pedidos no começo, logo, você terá treinado o jogador meia temporada a menos.

Quantos juvenis devo pedir?

A maioria, inclusive eu, recomenda que sejam pedidos assim: se você entrou no meio da temporada 37, deve pedir 6 juvenis no começo da temporada 38, depois 5 juvenis no começo da temporada 39 e outros 5 no começo da temporada 40. Isso facilitará o treinamento, com relação a lugares nos campos de treinamento e CTs; e também evitará a sobrecarga no campo de treinamento profissional quando os juvenis se profissionalizarem, evitando também grandes despesas com salários e venda precoce dos jogadores.

Pacote Juvenil funciona?

No Managerzone nada é 100% garantido, mas já tive ótimos resultados seguindo o pacote juvenil. Eu recomendo.

Como treinar os juvenis?

Meu sistema sempre foi assim: atributo principal (desarme ou chute) até maximizar, depois sigo com velocidade até maximizar, resistência até maximizar, controle de bola, inteligência, passe curto, etc. tudo até maximizar. Para goleiro o treinamento começa em defesa, depois resistência, inteligência, velocidade e controle de bola. O motivo de treinar até maximizar é para que você conheça o real potencial do jogador. Um jogador que chega até 10 de chute tem mais potencial de que um que chega a 8. Além de que financeiramente o valor é muito maior também. Se você for alternando os atributos demorará para saber o quanto realmente valerá seu jogador e o quanto você realmente deve priorizar o treinamento dele ou não.

Tem problema em não usar o Pacote Juvenil?

Não tem nenhum problema, também consegui ótimos jogadores sem utilizar o Pacote Juvenil. Eu regularmente não envio para esse pacote jogadores que chegam com 3 ou 4 em desarme, por exemplo, envio para um pacote específico de zagueiro. Mas isso vai depender muito de você e sua sensibilidade. Fica por conta e risco próprio.

Como priorizar jogadores para o CT?

Eu até esta temporada (37), sempre priorizei pelo atributo principal. Ou seja, mandava os com mais desarme e chute em relação aos que tem menos. A partir desta temporada vou usar também um sistema diferente, recomendado pelo manager dpmiranda do Caraconha, que é o de quantidade de bolas úteis. Ou seja, somada as bolas úteis eu identifico qual jogador tem mais e esse deverá ir primeiro ao CT.

O que são bolas úteis?

Bolas úteis são o resultado da soma de velocidade, resistência, inteligência, passe curto, chute, controle de bola, desarme e passe longo. Os outros atributos não devem ser somados.

Quantas bolas úteis tem um bom juvenil?

Geralmente tira-se um excelente juvenil do CT com 30 bolas úteis. A média, o normal, pelo menos aqui no Jeta FC, tem sido de 24 bolas úteis. Mas o ideal é 30 ou mais, ou o mais próximo disso.

Quantas vezes mandar um jogador para o Pacote Juvenil?

Uma vez, logo que ele chega no clube. Depois disso o pacote vai anunciar outros atributos e o ideal é você já definir qual será a posição desse jogador e trabalhar especificamente nele.

Quando devo aproveitar um juvenil em meu time?

Quando for necessário, quando comparado com outros jogadores ele tenha melhores atributos, ou mais bolas úteis. Você e sua experiência como manager determirão o momento. Você só deve lembrar que juvenis não tem experiência e juvenis recém profissionalizados tem pouca experiência e isso é determinante em jogos oficiais.

Quando devo vender um juvenil?

São muitas variáveis nesse sentido, eu vendo juvenis recém promovidos quando não vejo perspectiva em continuar seu treinamento, ou quando os objetivos desse treinamento já foram alcançados de acordo com maximizações em atributos principais. Com maior experiência no jogo você perceberá quais jogadores terão mais futuro, principalmente financeiro. É bom lembrar dos impostos diferentes para cada idade, 18 anos 40% do lucro, 19 anos 30% do lucro e a partir de 20 anos será 20% do lucro. Lembrando que o lucro é o valor excedente ao valor de face do jogador.

Considerações finais:

Extremamente importante lembrar que o Managerzone é um jogo em que se leva tempo para grandes conquistas. Um juvenil leva 9 meses para virar profissional e um bom time só poderá ser feito com bons juvenis, seja escalando ou vendendo eles e usando o dinheiro para comprar outros jogadores. Invista sempre a longo prazo e de acordo com seus recursos. Um passo errado pode significar muitos meses de trabalho perdido.

Outra boa dica é sempre usar os fóruns do jogo, principalmente o de federações. Faça parte da federação de sua temporada, os managers que lá estiverem serão sempre um excelente termômetro para seu desempenho já que começaram no mesmo período que você.

Mandem sugestões, dicas, críticas, perguntas. Pode ser aqui ou no meu Livro de Visitantes no Managerzone. Meu usuário é jeslinho, time Jeta FC. Estou a disposição.


Veja Também:

Mais sobre treinamentos de juvenis

Os métodos de treinamento de Leandro (Kimuravox) do THE EXPENDABLES.

9 comentários:

  1. Saudações Amigo...

    Muito bom o texto, parabéns...

    Bom ver pessoas colocando seu conhecimento a disposição de outros usuarios...

    Abraços...

    Léo Porto...

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Léo, pela força! Ando meio sem tempo, mas logo vou postar dicas sobre os profissionais também, manutenção do time, aposentadoria, compra e venda, escalação, treinamento, etc. Estou a disposição se precisar. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boas,

    Criei hoje uma conta, estou na 7ª divisão, quantos juvenis devo pedir?

    cumpz

    ResponderExcluir
  4. Eu recomendo que você peça 6 juvenis e enxugue o time de profissionais também pq a maioria dos jogadores que vem com o time padrão são muito ruins e só vão queimar sua grana com salários. Mantenha uma média de 35 jogadores (pouco mais, pouco menos) sendo que 16 juvenis. Enquanto vc ainda não tem os 16 juvenis, recomendo que invista em jogadores sub 19, principalmente os com 30 ou mais bolinhas úteis. Mas tenta comprar barato e sempre verificando suas maximizações, afinal se vc investir muito em jogadores, não terá grana para construir o estádio. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. como se verifica se um jogador esta maximizado?

    ResponderExcluir
  6. Aryoman, o jogador maximiza a partir de 4 bolinhas. Um jogador maximizado não apresenta alteração no relatório de treinamentos, ele vai aparecer em baixo de todos com o status sem alteração e as barrinhas de treino estarão em branco. Antes de mudar o jogador de treinamento só verifique se o jogador não se contundiu gravemente (cruz vermelha), porque contundido o jogador também não treina.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do teu texto, contudo, não concordo com a dica do treinamento do juvenis. Eu, pessoalmente, treino em primeiro lugar, sté a maximização, a velocidade. Para mim, é um atributo fundamental, (excepto no caso dos guarda-redes, que treino a defesa até maximizarem e depois outros atributos). Um bom jogador tem de ser veloz. Não adianta ter um jogador com 9 ou 10 a desarme ou remate e 4 ou 5 a velocidade. A velocidade na defesa e no ataque é o que faz a diferença, associado a um bom desarme e remate, respetivamente. Va velocidade também é muito importante nas alas, quando utilizamos esta técnica.
    Daí que, eu aconselho, em primeiro lugar, treinar velocidade. Se um jogador maximizar a velocidade cedo, é vendê-lo o quanto antes. Não será uma mais-valia para o clube.
    É a minha opinião.
    Um abraço a todos e bons trinos e jogos.
    Hélio Patrício

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita, Hélio. Velocidade é realmente importante e valoriza muito o jogador, é sempre o segundo atributo que procuro treinar. No link abaixo tem alguns exemplos de ex-juvenis que estão treinando no Jeta FC, não são os melhores juvenis que já tirei da categoria de base, mas vão ser muito bons.

    http://jetafc.blogspot.com/2012/02/mais-sobre-treinamento-de-juvenis-no.html

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de uma informação! Sobre os jogadores juvenis enviados para o CT, aqueles três atributos que aparece para ele treinar são os q ele mais vai conseguir desenvolver e ganhar as bolinhas?

    ResponderExcluir