analyser

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tudo sobre Jeta FC Campeão da Season 22 Cup - TÁTICAS

Apesar de muitos acreditarem que com o simulador atual da temporada 41 as contra-táticas tenham perdido a eficiência, ou até mesmo não funcionam, posso dizer com certeza que um dos fatores que levaram o Jeta FC ao título da Season 22 Cup - Season 41, foram as suas táticas.

São táticas que uso desde a temporada 38 (algumas vem até anteriormente a essa data), obviamente sofrendo ajustes com base nas modificações do simulador. São basicamente com 4 e 3 zagueiros, e 3 atacantes jogando abertos ou 3 atacantes jogando pelo meio.

Também uso a "alternativa" desde meados da temporada 40, a partir dos 5 minutos (é necessário que haja alguma paralisação no jogo) a formação se altera totalmente, mas o que sempre aparece nos relatórios é a tática padrão. Com isso, dificulto a vida dos adversários que variam suas táticas.

Mas no caso da Season 22 Cup - Season 41 percebi que a maioria dos managers entraram com tática fixa. O que, acredito, facilitou muito a nossa vida. Temos 6 táticas diferentes, mas foram necessárias apenas 4 na competição, a maioria com 4 zagueiros e todas com os atacantes centralizados.

Só tivemos problemas no último jogo da fase de grupos; com o atacante Matheus Mazza (7) contundido, o mesmo foi substituído automaticamente pelo volante Durvalino Lopes (16), e nessa situação o jogador não faz a movimentação para a tática alternativa (isso é um bug). Como na figura abaixo:

(clique para aumentar)

O X marca a posição correta em que o jogador deveria estar. Esse jogo terminou em 4 a 4, foi o único empate da campanha, mas não acredito que a culpa foi da tática, foi muito mais do simulador que nesse dia não "ajudou".

Da maneira correta ficaria assim, para formar o 4-3-3 com o ataque centralizado:

(clique para aumentar)

E essa foi a tática que eu mais usei, a que vamos chamar de H. Dos 11 jogos, ela foi utilizada em 7 (quase 7, afinal, como disse acima, em uma das vezes não funcionou corretamente!).

Foi a tática de confiança, que também ajudou no momento de dúvida contra o time das quartas-de-final, KS Greenpi, já que seu manager usava duas táticas distintas. Na dúvida, fui na que tinha dado certo na maioria das vezes. Entretanto, quase, por muito pouco mesmo, perdemos esse jogo que foi para a prorrogação.

A maioria dos adversários jogou com 4 zagueiros. Então usei a tática H, ótima para "inutilizar" os laterais adversários, que em muitas vezes não conseguem cobrir o zagueiro. E os 4 zagueiros e 3 volantes são para marcar times com ataques abertos. Muito usado por todos os managers de uma forma geral.

Utilizei apenas uma vez, na fase de grupos, uma tática com 3 zagueiros. Uma das minhas preferidas também, apesar das críticas e dúvidas de muitos dirigentes sobre esse esquema. Vamos chamar de tática A, veja a figura:

(clique para aumentar)

Contra times que jogam com ataques centralizados, essa tática funciona. Mas não foi o caso da Season 22 Cup - Season 41, que teve seus times na maioria das vezes jogando com 3 atacantes abertos. Principalmente com um ponta (asa). Por isso, nesses casos utilizei a tática que vamos chamar de E:

(clique para aumentar)

Essa tática foi usada na semifinal e na final da competição. Note que a linha de volantes também é levemente deslocada para o setor onde o ponta adversário atua, assim haverá duas tentativas de desarmes (do volante e do lateral), evitando que os zagueiros deixem suas posições para fazer a cobertura. Esses marcarão os dois atacantes no meio.

A próxima figura é a tática que chamaremos de E invertida, que é igual a E, mas o lateral fica do outro lado. Aqui em ação no jogo das oitavas de final contra o AZURDUY F.C.:

(clique para aumentar)

A Tática E invertida em funcionamento, são 3 jogadores (círculo amarelo) dando combate ao ponta adversário, que se vê obrigado a lançar a bola para o meio, onde há dois volantes (círculos brancos) para marcação. Os outros atacantes tem a companhia de 1 zagueiro cada (círculo vermelho) e dificilmente ficam sem marcação nenhuma. O que ocorre comumente com as outras táticas.

A próxima imagem é a tática inicial (padrão), que chamo de máscara. Assim que aparecerá nas estatísticas, ou mesmo durante a partida:

(clique para aumentar)

O tipo de passe, mentalidade e marcação continuam os mesmos, não mudo. Preferi jogar com passes pelas laterais (o que parece que deve parar de funcionar com o simulador que vem com a temporada 42), mentalidade, ofensivo e marcação passiva. O time jogou a competição toda assim.

A última imagem mostra as regras para o jogo:

(clique para aumentar)

São as substituições normais, ou por cartão, além da alteração de tática padrão para alternativa 1. Não uso regras para cartões vermelhos atualmente, o que não está correto, mas na maioria das vezes meus volantes vão bem como zagueiro e meus atacantes vão bem como meias.

- AVANÇAR PARA "ADVERSÁRIOS"

- VOLTAR PARA INÍCIO

- VOLTAR PARA "ESCALAÇÃO"

Um comentário:

  1. Boa noite amigo, eu queria saber como faço pra deixar uma regra de substituição

    que após estar perdendo por 2x0 meu time mude de 5-3-2 p/ 3-5-2

    como faço ?

    ResponderExcluir